Nos dias 18 e 19 de junho, centenas de consórcios públicos de diversas regiões do Brasil se reuniram no II Congresso Nacional de Consórcios Públicos, realizado para discutir e elaborar estratégias de desenvolvimento regional. O Consórcio Interfederativo de Saúde do Extremo sul da Bahia o Consaúde, mais uma vez participa do evento transmitindo as experiências e desafios dos consórcios de saúde.
O Consaúde foi primeiro consórcio de saúde criado no estado da Bahia, tem características administrativas funcionais que o consolidam como experiencia exitosa neste modelo de gestão e cooperação técnica para serviços de saúde. Presidido pelo prefeito da cidade de Caravelas – BA Silvio Ramalho o consórcio foi representado no evento pelo diretor executivo Max Almeida e a presidente do conselho consultivo Marina Ramalho. Onde participaram ativamente do congresso debatendo e expondo pontos cruciais para a evolução do sistema público de saúde.
O evento culminou na criação da “Carta Federativa”, um documento estratégico enviado a Presidência da República e ao Congresso Nacional. A carta, elaborada durante o evento, reflete as demandas e propostas dos consórcios de todo o Brasil, visando fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento sustentável.